fbpx
Blog

Guia prático de reflexologia: como fazer massagem nos pezinhos

By dezembro 23, 2020No Comments

Guia prático de reflexologia: como fazer massagem

Quem não gostaria de receber uma massagem relaxante, não é mesmo? Dos mais jovens aos mais velhos, dos mais saudáveis aos enfermos… Existe uma técnica capaz de beneficiar a todos: a reflexologia podal ou, para nós, chamamos carinhosamente de massagem nos pezinhos.

A origem dela não é muito precisa, mas há relatos que possa ter iniciado no Egito e na China. Ela consiste numa prática de medicina alternativa, ou seja, é uma terapia holística, reconhecida até mesmo pela Organização Mundial de Saúde.

Antes de aprender como fazer a massagem, você precisa conhecer os princípios básicos da reflexologia e seus benefícios. Logo depois, vamos te guiar nessa experiência incrível! Continue a leitura!

Entenda o que é reflexologia podal

Se você pensa que é preciso recursos expansivos e equipamentos complexos para a reflexologia, podemos adiantar que… não! Na verdade, é um método natural e não invasivo que estimula determinadas regiões dos pés.

É agora que você precisa manter a atenção: os pontos estimulados correspondem a outras regiões do organismo. Confuso? Calma, vamos esclarecer.

Um dos princípios básicos da massagem nos pezinhos envolve o trabalho com áreas reflexas. Isso significa que cada parte do pezinho está associada a determinada região, estrutura ou órgão do corpo do baby.

Então, vamos a um exemplo! Se seu filho apresenta cólicas frequentes, é ideal que você massageie a região correspondente ao abdômen. Este estímulo realizado vai ajudar no alívio dos incômodos.

Em suma, a partir do momento que você faz o contato com o pezinho, há toda uma reação nas áreas reflexas. Elas tendem a ficar mais relaxadas, com menor tensão e livre de toxinas.

Viu só? É uma prática que garante o bem-estar e o relaxamento do seu bebê!

Guia prático de reflexologia: como fazer massagem

Conheça os benefícios da prática

Bem, você já sabe que a massagem nos pezinhos pode proporcionar alívio e bem-estar. Antes de explicar melhor sobre os benefícios biológicos, vale ressaltar que um dos maiores ganhos é o fortalecimento do vínculo.

Isso porque o simples toque aproxima os pais dos filhos. Associado a isso, o contato visual durante a massagem também resulta em um momento especial para a família. Assim, diminui a ansiedade dos bebês e os torna mais fortes.

Agora, antes de partirmos para a prática, vemos entender como a reflexoterapia influencia no organismo. Basicamente, estimula a circulação sanguínea e linfática, o que intensifica a eliminação de toxinas e potencializa o sistema imune.

Complementando, a massagem também alivia dores, diminui o estresse e facilita o trânsito intestinal — chega de cólicas, gases e constipação. São apenas alguns dos benefícios, mas já deu para perceber que são muitos, certo?

Agora, vamos colocar os conhecimentos em prática!

Veja o passo a passo de como fazer massagem nos pezinhos

Quando utilizamos o termo “massagem” pode parecer que é algo simples, apenas pressionar de maneira desordenada e aleatória a sola dos pés. Mas você já sabe que é muito mais que isso! É um momento especial de cuidado e, ainda, de técnica.

Por isso, vamos te ensinar agora a como colocar em prática!

Escolha bem o local

O preparo da massagem começa com a escolha do local. Pense comigo: qual o ambiente ideal para o momento? Seria um local agitado e frio? Ou um lugar tranquilo e aconchegante?

Imagino que você tenha pensado na segunda opção! Dessa forma, busque um ambiente calmo e arejado, de baixa iluminação e nem muito frio ou quente.

Aposte também em aromas agradáveis, seja com velas, seja com incensos. Ah, você pode escolher uma música tranquila, como sons de meditação, lofi, dentre outros.

Faça um escalda-pés

Agora, uma dica importante: inicie com um escalda-pés. Esse método simples contribui muito para relaxar os pezinhos e revigorar o ânimo. Cá entre nós… ele também potencializa a reflexoterapia!

Tudo isso é garantido porque manter os pés em água morna estimula a circulação e a distribuição de energia. Só tome cuidado para não deixar a água quente, certo?

Para tornar a experiência mais agradável, você pode colocar sais e óleos na água. Ah, só não passe de 20 minutos e nem se esqueça de secar bem os pezinhos do baby!

Planeje a massagem

Bom, chegamos em um momento importante. Antes de partir para a massagem planeje quais áreas devem ser mais estimuladas. Para isso, você pode conferir abaixo qual região do pezinho está associada a qual parte do corpo.

Agora que você já sabe como é a divisão, tente elencar quais os principais incômodos do seu baby.  Assim, você pode trabalhar melhor aquela área e, consequentemente, garantir maior alívio e bem-estar.

Por fim, retire jóias e bijuterias das suas mãos e braços. Vamos começar? Siga o passo a passo do nosso guia prático de reflexologia: como fazer massagem nos pezinhos.

Pontos para fazer massagem

Utilize óleos para bebês

Com tudo já preparado, inicie com a limpeza dos pezinhos do bebê. Para isso, você pode utilizar lencinhos umedecidos ou mesmo antissépticos. Mas a dica de ouro é prosseguir com o uso de óleos ou cremes hidratantes

Ao entrarem em contato com os poros da pele, estes produtos são facilmente absorvidos. Vale ressaltar que a melhor escolha de óleos e loções hidratantes são aquelas linhas voltadas exclusivamente para os pequenos.

Coloque a mão na massa

Agora, é partir para a massagem! Inicie com movimentos suaves e repetidos, que vão desde os dedinhos até o calcanhar. Em seguida, foque na região dos dedos: dobre-os e estique-os por aproximadamente 10 segundos.

Na sequência, direcione para o restante dos pezinhos. Dê algumas batidinhas leves e faça movimentos circulares por toda a extensão. Você também pode segurar o calcanhar do baby com uma mão e girar o pezinho com a outra.

Por fim, não se esqueça do mais importante: a massagem nas regiões específicas. Neste momento, basta realizar uma leve pressão durante cinco segundos e repeti-la até completar 1 minuto.

Guia prático de reflexologia: como fazer massagem

BÔNUS: Saiba como potencializar resultados!

Achou que ficaria sem uma dica extra? Pois nós vamos te ensinar uma maneira de melhorar ainda mais a experiência! Que tal um pouco de aroma?

Isso mesmo: aromaterapia! Com a união de 2 terapias alternativas podemos alcançar resultados ainda melhores. Por isso, aposte em óleos com essências exclusivas para bebês. Isso estimula sensações e sentimos, visto que atua diretamente no sistema límbico — o local das emoções no cérebro!

Agora é com você! Sabendo como fazer massagem, basta praticar, praticar e praticar mais um pouco. Ao longo do tempo vai ficar cada vez mais dinâmico e com maior vínculo entre você e o baby. Ah, se precisar, pode deixar uma colinha ao lado, viu? Sempre tenha em mãos nosso guia prático de reflexologia: como fazer massagem nos pezinhos. Sabemos que não é fácil decorar o que cada região representa. 

Por último e não menos importante: respeite os limites dos pequenos. Se determinada região gerar incômodo ou estiver muito sensibilizada, é melhor deixá-la para um outro momento!

Agora, que tal conhecer nossa linha de óleos para a massagem nos pezinhos?

Óleo para reflexologiaReferências

Conheça a Reflexologia Podal. Visão holística. 

Os benefícios da Reflexoterapia Podal aliada à Aromaterapia. Aromas & Terapias. 

Saiba mais sobre a reflexologia, massagem que estimula pontos nos pés. GZH Vida. 

Escalda pés: descubra os benefícios para o organismo. NAMU Portal.

Equilíbrio das emoções: óleos essenciais e a Reflexologia. INCISA | IMAM. 

Massagem nos pés com óleos essenciais. Terra Flor Aromaterapia. 

Guia de massagem para o bebê. Johnson’s. 

Akachan Slingueria.

Leave a Reply

Falar no whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem?
Sou da Noeh! Pode me chamar quando quiser tá?! Te responderei em breve!