fbpx
Blog

Noeh no programa Bem-Estar: sapato para bebê que cuida dos pezinhos

By dezembro 14, 2019junho 13th, 2020No Comments

Noeh no programa Bem-Estar: sapato para bebê que cuida dos pezinhos.

Sapato para bebê, criado por pesquisadora mineira, simula solo natural, como areia, terra e grama. O objetivo é cuidar do desenvolvimento dos pezinhos estimulando a musculatura e auxiliando o correto posicionamentos dos pés. O resultado disso é uma caminhada mais equilibrada e mais segura desde os  primeiros passos e uma base forte para o resto da vida.

Veja a matéria em que a Noeh foi convidada pelo programa Bem Estar da rede Globo de Televisão para falar sobre os cuidados com os pezinhos de apartamento.

 

Sapato ideal para bebês urbanos

Os bebês urbanos já podem contar com uma tecnologia de ponta para auxiliar o desenvolvimento correto e saudável da caminhada e dos pés desde os primeiros passos, fase que dura, em média, entre os 9 e 30 meses de vida. Essa tecnologia é a base do Noeh, um calçado biomimético que é melhor sapato para o bebê andar. É uma solução para os bebê que têm menos oportunidades para andar descalços em solo natural com segurança.

Durante estudos para desenvolvimento do sapato de bebê biomimético, um sapatinho infantil adequado para a primeiríssima infância, a pesquisadora e designer mineira, Dra. Ana Paula Lage, se deparou uma pesquisa que aponta que mais 70% das crianças chegam aos 7 anos com alguma anormalidade nos pés em decorrência de um desenvolvimento aquém do necessário resultando em uma base mal desenvolvida, geralmente uma base que cresce fraca.

“Apenas 2% dos bebês nascem com alguma anormalidade, ou seja, os problemas surgem no decorrer do desenvolvimento. A maioria dos pais ainda desconhecem os problemas que um calçado inadequado pode gerar no desenvolvimento motor dos seus filhos a curto, médio e longo prazo.” Exemplos desses problemas são: pé plano, o famoso pé chato; pisadas tortas; dedos em garra e etc.

Pés fracos prejudicam o desenvolvimento motor

A pesquisadora explica que as crianças urbanas, que crescem em apartamentos, aprendem a andar e andam majoritariamente em pisos planos, sem os estímulos do solo natural (areia, grama, terra). Porém esses estímulos são necessários para a formação de pés com a musculatura forte suficiente para a sustentação do corpo ao longo da vida.

De acordo com ela, “Caminhar descalço em terreno irregular ajuda os pés a desenvolverem sua musculatura interna. Isso significa que quando pisamos em um terreno natural, essa superfície se modifica, precisamos fazer força para equilibrar para depois dar o próximo passo. É como se fosse um exercício de musculação. O chão pavimentado, por ser reto e duro, não cria desafios para que o pé necessite usar toda a musculatura. No terreno irregular,  essa instabilidade natural estimula os pezinhos internamente, favorecendo o equilíbrio e, consequentemente, um desenvolvimento motor mais saudável.”

Andar descalço em terreno natural é a melhor opção

Por isso, andar descalço em solo natural é, com certeza, a melhor opção para o desenvolvimento motor infantil saudável. Nós, seres humanos, evoluímos para andar descalço em terrenos irregulares. Sendo assim, respeitar nossa natureza favorece a saúde em qualquer idade, principalmente na fase de rápido desenvolvimento quando os bebês estão aprendendo a andar (geralmente dos 9 aos 30 meses, variando para cada bebê). Dessa forma, ao sentir o chão descalço, despertamos nosso sistema vestibular (responsável pelo equilíbrio), que estimula o cérebro para fazer novos mapeamentos e conexões neurais, favorecendo o equilíbrio.

Por isso, Dra. Ana Paula desenvolveu esse sapatinho de bebê biomimético. O Noeh simula o solo natural trazendo a irregularidade e dinamismo às crianças que crescem em apartamentos ou sem a oportunidade de experimentar a caminhada descalça em terrenos naturais.

Para você que está buscando a melhor experiência para seu bebê, essa alternativa de tênis para bebê pode contribuir para minimizar interferências no desenvolvimento normal dos pés.  Essas interferências podem se transformar em anormalidades nas articulações, tornozelos, joelhos e até coluna, ainda na infância e/ou que impactam na saúde motora e ortopédica na idade adulta.

O Noeh é um sapato para bebê ortopédico?

Um sapato ortopédico é um calçado que auxilia no tratamento de alguma anormalidade. Conceitualmente, um sapato ortopédico para bebê seria indicado para algum tratamento específico. Por esse motivo, o Noeh não é um sapatinho ortopédico para bebê! No entanto, é um sapatinho funcional, um sapatinho biomimético (pois imita o comportamento da natureza quando a gente pisa). Um sapatinho que cuida dos pezinhos do seu bebê dando as condições necessárias para que ele se desenvolva de maneira plena prevenindo anormalidades futuras, prevenindo a necessidade de usar um sapatinho ortopédico.

O produto inovador, que conta com tecnologia de ponta e design moderno foi pensado para garantir os benefícios da caminhada em solo natural, com conforto e segurança. O sapatinho também contribui para aspectos do desenvolvimento cognitivo, a começar pelas cores, estampas, brilhos e texturas, que têm a mesma relação dos brinquedos infantis para estimular a visão do bebê.

Portanto, as famílias de bebês urbanos que moram em apartamentos ou não contam com espaços de solo natural para que suas crianças possam caminhar descalças, já têm uma solução para cuidar dos pezinhos contribuindo para o desenvolvimento motor saudável. Assim como àquelas que brincam em espaços públicos, expostos aos riscos de machucar os pés e sujeiras, também podem usar o Noeh, garantindo proteção, conforto e os benefícios da caminhada em solo natural mesmo estando calçadas.

como saber se o sapatinho é bom?

Por que sapato de bebê Noeh é tão diferente?

O sapatinho infantil foi desenvolvido com base em estudos teóricos e testes científicos práticos feitos no laboratório de Análise do Movimento da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os testes foram coordenados pela fisioterapeuta, Pós Doutora Líria Okai Nóbrega. Líria é especialista em neurociências e análise de movimento. Também estivemos amparados por uma equipe formada por médicos ortopedistas infantis, fisioterapeutas e engenheiros. Até 2020, o Noeh era o único calçado testado e certificado no mercado.

“O mercado de calçados não tem regulamentação. Por isso, qualquer um pode produzir qualquer sapatinho infantil e comercializar para seu bebê calçar. A grande maioria dos calçados infantis são uma miniatura daqueles feitos para os adultos, portanto, não respeitam a fisiologia do pé do bebê. O pé do bebê tem características próprias, diferentes de um pé adulto. Portanto, uma calçado miniatura altera o formato normal do pezinho e o padrão da caminhada da criança prejudicando o desenvolvimento motor e o bem-estar das crianças a curto, médio e longo prazo”, ressalta a pesquisadora.

Em janeiro de 2020, surgiu outra pesquisa de calçados, já existentes no mercado, que se dizem testado e comprovado, porém de acordo com a Dra. Ana Paula Lage, “é uma pesquisa com características pouco científicas pois a análise de marcha tem como fundamento um sistema de informações, é necessário entender todo o movimento para dizer se um calçado altera ou não”, diz.

Por que o Noeh foi desenvolvido?

O Noeh foi criado com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento motor saudável e a formação de pezinhos deixando-os mais fortes e bem preparados para sustentar a criança acompanhando o crescimento saudável dela. Por isso, é o calçado ideal para o bebê que esta começando a andar.Foi projetado para promover a melhor experiência para as crianças nos seus primeiros passos pois, a partir de pesquisas sobre as necessidades de um pezinho em desenvolvimento, foi possível cobrir essas as necessidades resultando em um calçado!

Foi desenvolvido para calçar durante a primeiríssima infância pois é a fase mais importante para investir no cuidado com os pés com consequências por toda a vida. Essa fase coincide com a primeira fase de desenvolvimento dos pés, chamada de rápido desenvolvimento. Por isso é preciso se preocupar com o sapato infantil para crianças que estão começando a andar até quando já está bem equilibrado e com controle fino de movimentos (primeiríssima infância), por volta dos 3 aninhos.

O Noeh sempre foi um sapato?

O Noeh é um resultado de uma pesquisa acadêmica. A pesquisadora que criou a Noeh não tinha marca de calçados infantil. Ela é uma especialista em desenvolvimento de produtos para saúde que, ao se deparar com o problema dos pés mal desenvolvidos chegou a conclusão que um sapato seria a melhor solução. Mas, o resultado poderia ter sido um colchão, um parquinho, etc.

Por isso, o Noeh oferece benefícios que nenhum outro calçado oferece e, mesmo assim, tem um preço compatível com as  marcas existentes no mercado mas com diferenciais que nenhuma outra tem: a certificação científica, o conforto, a segurança e, acima de tudo o desenvolvimento motor saudável do seu bebê! Os modelos são desenvolvidos pelo tipo de pezinho, tem sapatos específicos para pé bisnaguinha, aqueles bem gordinhos ou magrinhos, e etc. Cuide dos pezinhos do seu bebê: use Noeh! O sapato que não é só um sapato!

Onde encontrar o Noeh?

O sapatinho está no mercado desde 2017 e foi o primeiro tênis do mercado com microesferas, com pérolas, mini bolinhas, na palmilha. Depois do Noeh, duas gigantes multinacionais esportivas lançaram calçados com microesferas. Pode ser comprado pela loja online, clicando aqui. O showroom da marca funciona em Belo Horizonte, no bairro Serra. Acompanhe as redes sociais (@noehbaby) e cadastre-se na newsletter para ficar por dentro de todas as novidades!