• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
  • White YouTube Icon
  • White Vimeo Icon

©2018 Noeh Baby | 31 99722.0449 / 31 4042.0449  | contato@noeh.com.brCNPJ 15.668.077/0001-01

Rua Pirapetinga, 322, Loja 5 - Bairro Serra | Belo Horizonte  

Tempo de entrega estimado pelos correios

COMO DAR ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE E DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS?

Sabemos o quanto é difícil prestar atenção em todos os detalhes sobre os bebês, principalmente para os pais de primeira viagem. Desde o choro ao sono, tudo aflige, não é mesmo?

 

Vários papais e mamães se questionam e sentem medo de não estarem fazendo a coisa certa para a saúde e desenvolvimento dos seus filhos. O que muitos não sabem é que existe uma área da pediatria dedicada para cuidar do desenvolvimento integral das crianças: a puericultura.

 

Mais um nome assustador? Siiiiiiim! Em outro post, falamos sobre o biomimetismo, você lembra, né? Só que esses nomes estranhos, na maioria das vezes, trazem esclarecimento, saúde e desenvolvimento. E nós queremos que vocês, pais e mães, tenham conhecimento suficiente para tirar de letra a fase da primeiríssima infância.

Mas o que é a Puericultura?

 

Essa é uma ciência médica dedicada aos cuidados com o ser humano em desenvolvimento. Mais precisamente, esta área da pediatria cuida do bem-estar e saúde dos bebês, desde o nascimento até a primeira infância. O médico especialista em puericultura também atende ações de pré-natal e preconcepção para preservar as mamães e os bebês.

 

Como a Puericultura pode ajudar na saúde e desenvolvimento dos bebês?

 

Para promover a saúde do bebê de maneira integral, é preciso compreender todo o universo que envolve essa criança, por isso, a especialidade médica leva em consideração tudo em sua volta, incluindo a sua família. O processo analisa fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais.

Em cada visita ao médico, os pais são perguntados sobre os hábitos e atividades dessa criança e suas reações em relação aos estímulos que recebe, além disso, são realizados exames clínicos. O desenvolvimento é acompanhado com base no peso, altura, tamanho da cabecinha, basicamente. O crescimento é medido pelo ganho de peso e altura. Este acompanhamento acontece até o fim da adolescência. Existe também o desenvolvimento chamado de qualitativo e contínuo, que mostra a capacidade de evolução, independência e aprendizagem dessa criança para fazer as coisas.

O pediatra especialista em puericultura está atento para identificar problemas como vermes, anemia, nutricionais, raquitismo, deficiência de vitaminas no corpo, dentre vários outros. A cooperação da família com o pediatra é fundamental para que a análise seja completa e gere os benefícios esperados. Confiar no profissional é fundamental!

 

O recém-nascido, após alta do hospital, deve ir ao médico até os 7 dias de vida. Se tudo estiver caminhando dentro da normalidade - aleitamento, ganho de peso e crescimento, por exemplo -, outra consulta deve acontecer quando completar 1 mês. A partir daí as visitas ao consultório podem ser mensais.

 

Entre 1 e 2 anos, as consultas costumam ser bimestrais, dos 2 aos 3, trimestrais, entre 3 e 4, semestrais e, acima dos 4 anos, anuais. Naturalmente, quanto mais novo o bebê, mais necessidade de acompanhamento médico, principalmente para auxiliar os pais na fase de adaptação para orientar diante da nova rotina e garantir um desenvolvimento saudável.

Esses são passos básicos quando um bebê não apresenta alterações na saúde física, psicológica ou de qualquer natureza. Por isso, a puericultura é tão importante, pois, fazendo o acompanhamento periódico, possíveis doenças podem ser prevenidas ou, em casos de diagnósticos mais sérios, os problemas são detectados e tratados com agilidade, contribuindo para o rápido restabelecimento da saúde da criança ou possíveis complicações futuras.

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Artigos Recentes
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
0