• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
  • White YouTube Icon
  • White Vimeo Icon

©2018 Noeh Baby | 31 99722.0449 / 31 4042.0449  | contato@noeh.com.brCNPJ 15.668.077/0001-01

Rua Pirapetinga, 322, Loja 5 - Bairro Serra | Belo Horizonte  

Tempo de entrega estimado pelos correios

Entenda a importância da atividade física na infância

09.08.2019

 

 

Recentemente tivemos o prazer de acompanhar a primeira Copa do Mundo de futebol feminino transmitida em tv aberta e isso representa um grande passo na divulgação e promoção desse esporte, tratado como algo masculino, também para o público feminino, o que inclui as crianças pequenas. Por isso, aproveitando esse gancho, que tal entender um pouco mais sobre os benefícios da atividade física na infância? 

 

Afinal, desde os primeiros mil dias de vida os pequenos começam a se desenvolver a partir do movimento e aos 5 ou 7 anos já têm contato com a prática de esportes nas escolas. Sendo assim, é fundamental que os pais entendam por que essa é uma pauta importante. Vamos lá?!

 

Qual a relação entre movimento e desenvolvimento?

Na barriga da mamãe, os primeiros chutes já indicam que o bebê está em plena atividade. Em seguida, logo após o nascimento, quando os bebês ainda não são capazes de se comunicar verbalmente com os pais ou outros adultos que fazem parte do seu ambiente familiar, o movimento passa a ser a sua forma de se expressar, se descobrir e entender o mundo ao redor.

 

Com a prática, o crescimento e o desenvolvimento motor dos pequenos, os movimentos ganham refinamento e a complexidade aumenta gradativamente. Nesse sentido, eles passam de manusear objetos para engatinhar, depois caminhar, correr, saltar e, enfim, brincar e praticar esportes guiados por um professor, já na escolinha.

 

Por isso que desde muito cedo, os pais devem oferecer um ambiente que estimule a movimentação livre dos bebês, evitando objetos que limitem gestos ou a sua locomoção. Quanto mais uma criança for estimulada, mais o seu potencial será exercido, mais respostas ela dará a certas ações e mais a sua mente e visão de mundo serão ampliados para ainda mais estímulos. Esse é o ciclo do aprendizado constante.

 

"(...) olhar, curtir, tocar, experimentar faz parte do ser criança, faz parte da descoberta na infância e da construção de novos sujeitos-criança" Dornelles.

 

Falamos sobre esse assunto de forma mais aprofundada em nosso artigo que trata sobre Como ajudar o seu bebê no desenvolvimento motor. Afinal, o ambiente onde os pequenos convivem é um dos maiores influenciadores do desenvolvimento motor infantil.

 

Leia também: Subestimar a capacidade de uma criança é matar seu potencial de compreensão do mundo

 

Qual a idade ideal para praticar atividade física na infância?

 

Além dos movimentos como engatinhar e manusear objetos, as atividades físicas durante a infância, até os 4 ou 5 anos, são exercidas por meio da brincadeira livre. A brincadeira livre é aquela que não segue muitas regras, ou seja brincar de pega-pega, correr em praças, pular, visitar parques e por aí vai. 

 

Já a partir dos 6 anos idade, as crianças passam a ter contato com a atividade física pelo esporte, dentro da escola. O que difere a atividade física livre do esporte é o fato deste ser supervisionado por um professor de educação física, envolver treinamento e também possuir regras estruturadas. 

 

É importante deixar claro que a prática de esportes não é indicada para crianças com idade inferior a 5 ou 6 anos. Ainda assim, em todo caso, é importante sempre consultar um pediatra previamente para uma avaliação física, pois, somente um profissional é capaz de orientar os pais da melhor forma a respeito da saúde das crianças.

 

 

 

Quais os benefícios do esporte na infância?

 

Os pais precisam saber de uma coisa: incentivar a prática de esportes desde cedo é altamente benéfico para as crianças. Veja a seguir alguns desses benefícios:

 

  • Melhoria no condicionamento físico 

  • Melhoria na alimentação e prevenção da obesidade 

  • Promoção da saúde

  • Mais disciplina e adesão a regras 

  • Estímulo a competitividade saudável 

  • Melhoria na autoestima

  • Socialização

 

A parte ruim é que, no Brasil, nem toda escola leva isso a sério, e nesse caso, o papel dos pais é estimular a prática de esportes mesmo que fora da escola, seja com os amigos em praças e parques públicos, ou fazendo aulas de futebol, vôlei e outras modalidades em instituições especializadas sempre que possível.

 

Em países mais desenvolvidos como os Estados Unidos, a prática de diferentes modalidades esportivas é regra desde muito cedo. Portanto, ainda pequenininhas, as crianças aprendem valores fundamentais para a construção de adultos mais conscientes e disciplinados.

 

No entanto, é importante destacar que a prática de toda atividade física, seja ela uma brincadeira livre ou uma modalidade esportiva, seja uma experiência agradável e, consequentemente, prazerosa à criança. Não deixe que o pequeno sinta-se forçado a fazer algo, ok?

 

Bebês devem praticar atividade física?

 

O movimento é parte fundamental do desenvolvimento motor e, por isso, faz parte da vida de todas as pessoas desde a primeira infância. Portanto, deixar o bebê livre para engatinhar, rolar pelo chão e, assim, descobrir o próprio corpo, é o melhor que os pais podem fazer pelos pequenos.

 

Atualmente existem até mesmo academias cujo foco é dar aulas de psicomotricidade para bebês dos 2 meses aos 4 anos de idade. Dessa forma, por meio de atividades físicas (movimento) e multissensoriais a fim de estimular o desenvolvimento saudável dos pequenos.

 

Como já foi dito, o movimento é fundamental no desenvolvimento motor e, por isso, faz parte da vida de todas as pessoas desde a primeira infância. Portanto, os pais devem sim deixar o bebê livre para engatinhar, rolar pelo chão e, assim, descobrir o próprio corpo.

 

Atualmente existem até mesmo academias cujo foco é dar aulas de psicomotricidade para bebês dos 2 meses aos 4 anos de idade. Dessa forma, por meio de atividades físicas (movimento) e multissensoriais a fim de estimular o desenvolvimento saudável dos pequenos.

 

 

E aí, o seu filho pratica ou é incentivado a praticar atividade física dentro de casa? Conte a sua experiência aqui embaixo nos comentários!

 

 

 

 

Referências:

Por que a Atividade Física na Infância é Importante?, Blog Educação Física

Importância da atividade física para as crianças, Canal Criar e Crescer

A Importância do movimento na Educação Infantil, Meu Artigo Brasil Escola

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Artigos Recentes
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
0