• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
  • White YouTube Icon
  • White Vimeo Icon

©2018 Noeh Baby | 31 99722.0449 / 31 4042.0449  | contato@noeh.com.brCNPJ 15.668.077/0001-01

Rua Pirapetinga, 322, Loja 5 - Bairro Serra | Belo Horizonte  

Tempo de entrega estimado pelos correios

3 dicas contra tosse e infecções respiratórias

23.07.2019

 

O que causa a tosse e como combatê-la de forma saudável?

 

Quem nunca ficou aflito ao ver o seu bebê sofrendo com tosses insistentes? Principalmente no frio, elas ficam ainda mais comuns. É importante que os pais saibam que toda criança vai ter tosse ao longo da vida, não há como evitar, por isso, é importante desmistificar a sua causa e descobrir para que ela serve. 

 

Veja a seguir o que provoca a tosse e algumas formas saudáveis de combatê-la.

 

O que causa a tosse?

Informação é a chave para desmistificar alguns medos, a tosse é um deles. Apesar de preocupante, em muitos casos ela pode não ser crônica – caso em que ela pode estar associada a algo mais grave –, mas somente um sintoma. Neste último caso, a tosse surge como um reflexo do próprio corpo para desobstruir as secreções ou objetos estranhos que estão bloqueando as vias aéreas. 

 

Ou seja, a tosse é um mecanismo de defesa cujo objetivo é permitir que o ar continue circulando livremente pelo corpo do bebê. Por esse motivo, tome muito cuidado com xaropes para cessar a tosse, só use com orientação do pediatra. Afinal, eles podem acabar bloqueando um mecanismo benéfico do corpo e facilitando para que as vias aéreas do bebê continuem obstruídas.

 

A tosse pode ter origem viral – como sintoma de resfriados, gripes, sinusites ou traqueobronquites – ou bacteriana. Se for bacteriana, será necessário o uso de antibióticos prescritos pelo médico.

 

Como reduzir a tosse de forma saudável?

Agora que você já sabe que a tosse é uma forma do organismo desbloquear as vias aéreas, saiba que existem algumas formas naturais, que não necessitam de medicamentos, de aumentar a fluidez das secreções e facilitar o trabalho do organismo na sua expulsão. A principal delas é a hidratação.

 

Ao hidratar essas secreções, o corpo é capaz de eliminá-las com mais facilidade, o que pode ajudar a diminuir a tosse mais rapidamente e resolver o problema. Veja a seguir algumas maneiras de promover essa hidratação:

 

Lavagem com soro morno: com o auxílio de uma ampola contendo soro fisiológico aquecido na temperatura de banho de bebê, incline a cabecinha da criança e libere o soro dentro da narina até que o líquido e a secreção saiam pela narina oposta. Faça o procedimento nas duas narinas para que tudo fique limpo por igual. Essa técnica é muito útil para eliminação de secreção dos seios paranasais. 

 

 

Nebulização: ter um aparelhinho de inalação em casa também pode ser uma boa forma de hidratar as secreções do bebê. Por meio da nebulização, o vapor consegue atingir áreas mais profundas como brônquios e traqueia para "amolecer" as secreções e facilitar a sua saída. Lembre-se: a inalação deve ser sempre de soro fisiológico (nunca água). 

 

 

Vapor de água: quem não possui um aparelho de inalação pode também aplicar a técnica do vapor de água. Para isso, basta ligar o chuveiro na posição inverno, vedar bem o banheiro para que o vapor se acumule lá dentro e deixar que a criança respire aquele vapor de água durante uns 10 minutinhos.

 

E aí, gostou das dicas para ajudar na eliminação da tosse do seu bebê? Se você já conhecia alguns desses métodos, conte aqui nos comentários sobre a sua experiência para que outros papais e mamães sintam-se seguros em testá-los em casa!

 

Referências:

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/tosse/

https://www.youtube.com/watch?v=Z_s-ADUoz7U

https://www.youtube.com/watch?v=I1LMXPTwCuY

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Artigos Recentes
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
0