• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
  • White YouTube Icon
  • White Vimeo Icon

©2018 Noeh Baby | 31 99722.0449 / 31 4042.0449  | contato@noeh.com.brCNPJ 15.668.077/0001-01

Rua Pirapetinga, 322, Loja 5 - Bairro Serra | Belo Horizonte  

Tempo de entrega estimado pelos correios

Investir na saúde na 1ª infância

08.07.2019

 

Os primeiros anos da vida são cruciais. É na primeira infância, período dos 0 aos 5 anos, que as crianças começam a criar sua própria percepção de mundo e também de si mesmas, e o papel dos pais é garantir um ambiente seguro e saudável para que esse aprendizado aconteça da melhor forma.

 

O quanto você tem investido na primeira infância do seu bebê? Veja a seguir por que é importante apostar em seu pequeno nessa fase da vida, e entenda algumas consequências que podem surgir caso isso não aconteça.

 

A importância do ambiente na primeira infância

 

De acordo com Jack P. Shonkoff, M.D., professor de Saúde e Desenvolvimento Infantil, os pais ou responsáveis possuem papel fundamental na primeira infância, sobretudo na construção de um ambiente adequado. 

 

A relação afetiva que uma criança tem com os pais e pessoas mais próximas de sua convivência é mais importante do que muitos imaginam. Afinal, o cuidado, segurança e carinho recebidos nessa fase influencia em áreas fundamentais de sua vida, incluindo desde processos biológicos como a qualidade do sono, regulação da emoção e saúde mental até maiores sucessos educacionais. 

 

Se de um lado um ambiente adequado, saudável, carinhoso e seguro é benéfico, a falta dele é altamente prejudicial. Existem estudos que mostram quanto o estresse crônico na primeira infância, provocado por adversidades como pobreza extrema, abuso ou negligência, podem intervir negativamente no desenvolvimento do bebê, aumentando, inclusive, os riscos de doenças crônicas.

 

Como investir na saúde do bebê

 

Dos 0 aos 6 anos, o bebê aprende e faz conexões como em nenhum outro período da vida. Para se ter ideia, o cérebro de uma criança de 3 anos é duas vezes mais ativo do que o de um adulto mediano. Por isso, quanto mais os pais investem nesse momento, maior será também o retorno. A hora é agora!

 

Além de oferecer carinho, acolhimento e estimular o aprendizado, é fundamental proporcionar segurança para que o bebê experimente, descubra e viva com mais confiança. Isso pode ser feito por meio do investimento em aquisição de hábitos saudáveis, habilidades motoras, cognitivas e sociais.

 

Em seus primeiros passos, por exemplo, o bebê, cuja estrutura corporal ainda não é tão firme, precisa aprender a manter-se de pé e movimentar-se de forma equilibrada. Essa experiência exige bastante esforço, controle e também um espaço seguro para manter os pezinhos protegidos. Ainda, uma das coisas que mais influencia positivamente nessa fase é o contato com a natureza e suas superfícies irregulares, de acordo com a pesquisa de mestrado da UEMG da Ana Paula Lage, CEO da Anamê.

 

Noeh é fruto dessa pesquisa, pois é o único sapatinho que une tecnologia e inovação para simular as superfícies naturais, encontradas na natureza, a fim de proporcionar o completo desenvolvimento da musculatura dos pés, sem interferir na marcha natural, aquela praticada durante o caminhar descalço. 

 

Investir na caminhada do bebê, desde os seus primeiros passos, é também investir em uma primeira infância segura e estimulante.

 

Se você gostou de saber mais sobre a importância do investimento na primeira infância, comente aqui embaixo. Existe algum outro assunto sobre o desenvolvimento infantil que gostaria de ver aqui no blog? Conte nos comentários!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Artigos Recentes
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
0