• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
  • White YouTube Icon
  • White Vimeo Icon

©2018 Noeh Baby | 31 99722.0449 / 31 4042.0449  | contato@noeh.com.brCNPJ 15.668.077/0001-01

Rua Pirapetinga, 322, Loja 5 - Bairro Serra | Belo Horizonte  

Tempo de entrega estimado pelos correios

Dicas para a volta às aulas

29.07.2019

 

Depois de passar um mês – em alguns casos até mais tempo que isso – de folga da escolinha ou da creche, chega o momento de preparar a mochilinha dos pequenos para o período de volta às aulas. 

 

No entanto, para que tudo aconteça de forma agradável tanto para os pais como para as crianças, é preciso se atentar a alguns detalhes importantes e é sobre isso o artigo de hoje. 

 

Objeto de transição facilita a adaptação

É a primeira vez que o pequeno vai para a creche ou escolinha? Para que esse momento não seja uma experiência traumática, alguns especialistas recomendam que os pequenos levem consigo um objeto de transição no período de adaptação. Esse objeto deve ser algo que a criança já costuma usar em casa, como um cobertorzinho ou o brinquedo favorito.

 

O objeto de transição também pode ser usado para crianças que costumam sofrer muito no período de volta às aulas, pelo menos nas duas ou três primeiras semanas de aula

 

Brincar e ter contato com a natureza é essencial

Durantes as férias os pequenos têm mais tempo para brincar, correr, rolar no chão, tomar sol e aproveitar o ar livre, o que não apenas diverte, como é extremamente benéfico para o seu desenvolvimento. Por isso, importante que os pais se conscientizem sobre a importância do brincar livre, e tornem isso parte da rotina dos pequenos mesmo após a volta às aulas.

 

Por isso, separe alguns minutos do dia para levar o seu filho ao parque ou a um playground e permita que ele continue desfrutando dos momentos de brincadeira. Além do mais, vale destacar que as crianças que mantém o contato com a natureza possuem desempenho na escola e podem até reduzir os sintomas de distúrbio de déficit de atenção, a afirmação é do escritor e jornalista Richard Louv, autor do livro "Childhood's Future".

 

Atenção para as infecções

Ainda falando sobre os benefícios das brincadeiras ao ar livre e do contato com a natureza, esse tempo aproveitado em áreas externas durante as férias é benéfico para a saúde e até fortalece a imunidade, o que reduz infecções.

 

No entanto, ao voltar para a rotina escolar, os pequenos voltam também a passar uma boa parte do seu dia dentro de salas fechadas cheias de outras crianças, cuja temperatura é controlada, na maioria dos casos, pelo uso de equipamentos como ar condicionado ou ventilador. Esse cenário aumenta as chances dos pequenos apresentarem sintomas de resfriados, gripes, diarréias, viroses etc. 

 

O papel dos pais é fazer o máximo para fortalecer a imunidade das crianças, por meio de alguns cuidados simples. Veja as dicas a seguir:

 

  • Hidratação: o consumo de água é essencial e oferece inúmeros benefícios para a saúde, dentre eles a absorção adequada de nutrientes e o pleno funcionamento do organismo. Por isso, estimule o consumo em casa e lembre na escola para que as professoras façam o mesmo.
     

  • Boa alimentação: outra forma de fortalecer a imunidade das crianças é priorizar uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes. Por isso, inclua frutas, legumes, iogurtes e cereais integrais em todas as refeições dos pequenos.
     

  • Sono: durante as férias a flexibilidade de horários muitas vezes faz com que o sono das crianças acabe desregulado. Por isso, nos últimos dias de férias é recomendado que os pais comecem a normalizar o período de sono, para que na volta às aulas os pequenos já estejam dormindo adequadamente – o que é também influencia na imunidade.

 

Gostou das dicas para a volta às aulas? Comente aqui embaixo qual é o maior desafio enfrentado aí na sua casa durante esse período!

 

Referências:
https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/Volta-as-aulas/noticia/2019/01/18-dicas-para-volta-aulas-sem-estresse.html
https://www.bbc.com/portuguese/geral-36592620
https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2016/06/estamos-sofrendo-o-transtorno-de-deficit-de-natureza.html
https://www.youtube.com/watch?v=_EIQQsPT6x0

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

Artigos Recentes
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
0