fbpx
Blog

Telemedicina: seu médico por perto mesmo à distância

By abril 7, 2020agosto 20th, 2020No Comments

Telemedicina: seu médico à distância bem pertinho de você! Nesse artigo, escrito pela médica Dra Naira Scartezzini, vamos te explicar tudo que envolve a telemedicina, a consulta à distância que, “empurrada” pelo COVID-19, foi permitida no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina. Vale lembrar que essa é uma prática nova pra gente mas já comum em muitos países.

Telemedicina, seu medico à distancia, é seguro?

A internet, as redes sociais e os aplicativos de mensagens já são ferramentas importantes e essenciais de comunicação em diversos setores, otimizando o tempo e encurtando distâncias. Agora, os benefícios dessas ferramentas chegaram à medicina, ampliando as possibilidades dos pacientes terem atendimento médico de qualidade, de onde estiverem, com segurança e descrição.

A telemedicina – como é conhecida – é a consulta ou o atendimento médico a distância, usando as tecnologias de informação e comunicação (TICs). Assim, esse teleatendimento do médico com sua paciente pode ser realizado por programas que realizam chamadas de voz e/ou vídeo online, como FaceTime, WhatsApp ou Skype.

O teleatendimento é mesmo seguro? É sim! O ambiente virtual preparado para esta consulta segue o mesmo rigor de confidencialidade, sigilo médico e discrição, mantendo a tradicional parceria entre médico e paciente, sempre prezando pelo atendimento humanizado. Porém, conta ainda com algumas vantagens, como a redução do tempo gasto com deslocamento ou o agendamento de consulta com seu médico preferido, mesmo se estiver morando em outra cidade, estado ou país.

Teleatendimento X Consulta física

É necessário destacar que o teleatendimento tem o mesmo tempo de duração que uma consulta presencial e deve ser registrado em prontuário clínico. Portanto, essa consulta segue as mesmas etapas de atendimento com  a anamnese (entrevista do paciente) completa, histórico pessoal e familiar antecedentes vacinais, hábitos, doenças prévias e atende às diferentes necessidades das pacientes.

E o exame físico? Como fica essa etapa? O exame físico é mesmo muito importante na análise médica e ele não será deixado de lado. Mas, cada caso é avaliado individualmente e os pacientes serão sempre orientados de suas necessidades. Esse exame físico pode ser programado para sua próxima visita presencial, direcionado a um outro profissional de confiança ou encaminhado a um atendimento de urgência se houver necessidade.

Vantagens da Telemedicina

A telemedicina tem o objetivo de atender os pacientes, esclarecer suas dúvidas, acolher, orientar, monitorar suas doenças, retornar com a análise de exames, solicitar exames complementares, fazer atestados médicos e prescrever medicações necessárias. Além disso, é possível identificar qualquer anormalidade da paciente e encaminhá-la imediatamente para o atendimento presencial em uma unidade de pronto-atendimento ou um hospital mais próximo.

Uma outra grande vantagem da telemedicina é não expor pacientes ao risco. Pessoas com estado de saúde delicado devem ficar bastante atentos e cuidadosos em locais públicos, hospitais, clínicas, etc, pois são locais de grande circulação de pessoas e, consequentemente, uma maior circulação de vírus e bactérias. Dessa forma, essa exposição para alguns pacientes ou em algumas situações específicas, como a crise sanitária que estamos vivendo com o Coronavírus, deve ser fortemente evitada.

Portanto, pense bastante se vale a pena sair de casa para ir ao médico ou, se pode tê-lo pertinho mesmo de longe! Lembramos que a tecnologia vem facilitando cada vez mais o nosso dia-a-dia e passa a ser mais uma aliada na busca por saúde e bem-estar. Haaaa! Falando em bem-estar, você já conhece os benefícios a curto e longo prazo do Noeh? Se ainda não conhece e se existe um bebê aí por perto recomendamos que conheça!

Dúvidas sobre a telemedicina?

Você já entendeu um pouco mais sobre a telemedicina, como ter seu médico por perto mesmo à distância. Se ainda tem dúvidas, nesse vídeo a Dra. Naira explica com bastante detalhe sobre essa nova maneira de se consultar, de se relacionar com seu médico, sua médica, com o pediatra dos seus filhos, etc., clique para assistir o vídeo.

Ela está disponível para atender todas as gravidinhas do Brasil, e, se seu neném já nasceu, a pediatra Dra. Beatriz Adriane também faz teleatendimentos. Ela pode te acolher com suas dúvidas e te orientar sobre o cuidado com seu baby. Mas, sobre cuidados coms as crianças em tempos de coronavírus, veja aqui esse artigo em parceria com a Dra. Beatriz! Se ainda tiver alguma dúvida que não foi respondida no vídeo ou algum comentário, deixe aqui, que nossos especialistas vão te responder.

Noeh, tecnologias para cuidar da vida!

Artigo escrito em parceira com a Dra. Naira Scartezzini Senna, Médica Ginecologista e Obstetra_CRM: 131412.

Encontre a Dra Naira nos canais abaixo e a tenha pertinho mesmo de longe!

Site: www.dranaira.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/dranaira

Facebook: https://www.facebook.com/dranaira

Botão para whatsapp